Palmeiras x Corinthians formam uma rivalidade geracional. Sobrevive ao tempo e só cresce com o passar dos anos. Camisas pesadas, um clássico daqueles que rendem jogos inesquecíveis.
Se você é fã do duelo entre Timão e Verdão, não perca essas histórias que vão te deixar de queixo caído:
Conteúdo
1- Quem foi mais dominante?
Vamos relembrar os anos mais recentes de dominância do Palmeiras e Corinthians. Qual time mais te agradou?
O Corinthians de 2017 foi campeão do Campeonato Brasileiro com nove pontos de vantagem. Comandado por Fábio Carille, o alvinegro tinha os ídolos Fagner e Danilo. Além de Guilherme Arana, Rodriguinho e Jô, o artilheiro do Brasileirão.
Corinthians e Palmeiras estavam colados na tabela disputando o título e um jogo específico foi extremamente decisivo para o desfecho. O Timão venceu por 3 a 2, gols de Romero, Balbuena e Jô. Em 2017, só deu Corinthians contra o seu maior rival.
E o Palmeiras de 2022? Apesar de não chegar na final da Libertadores, foi invencível no Campeonato Brasileiro. Oito pontos de vantagem para o segundo colocado, o Internacional. 23 vitórias e apenas três derrotas.
Com Rony, Gustavo Scarpa, Gustavo Gomez, entre outros, o Palmeiras de Abel Ferreira deixou a vida do Corinthians muito difícil em 2022. Foram três vitórias em três jogos.
2- Hat-tricks em Palmeiras x Corinthians
Donizete e Alex. Casagrande e Evair. O que esses jogadores têm em comum? Todos foram capazes de marcar três gols em um único Derby. Uma marca incrível que vale ser mencionada.
1997: Show de Donizete, o pantera. Em jogo válido pelo Campeonato Paulista, o atacante fez três gols e o Corinthians venceu o Palmeiras pelo placar de 5 a 2. Mais tarde, o Coringão se sagrou campeão estadual.
2000: Palmeiras e Corinthians se encontraram na semifinal do Torneio Rio-São Paulo. O Derby reuniu jogadores históricos, como Alex, justamente quem decidiu a partida. O camisa 10 marcou um hat-trick e levou a bola para casa. Na finalíssima, o Porco bateu o Vasco da Gama e foi campeão.
1982: Tempos áureos da Democracia corinthiana. Campeonato Paulista, Palmeiras x Corinthians. Casagrande, um dos melhores atacantes da década de 1980, aniquilou o rival ao fazer três gols. O Timão goleou por 5 a 1 e foi campeão estadual naquele ano.
1994: Reta final do Campeonato Brasileiro. O Palmeiras estava com fome pelo título. Ao enfrentar o Corinthians, o carrasco Evair mandou três bolas na rede. Placar final: 4 a 1 para o Verdão, o campeão brasileiro de 1994.
3- Adeus ao jejum
16 anos sem levantar uma taça. De 1977 a 1993, o alviverde viveu uma seca de títulos. Anos de amargura para qualquer palmeirense. O pior era assistir o rival Corinthians ampliar sua sala de troféus.
Na década de 1990, surgiu a parceria com a Parmalat e a esperança foi renovada. O jejum se encerrou contra o Corinthians. No dia 12 de junho de 1993, o estrelado Palmeiras goleou o Timão por 4 a 0 e se sagrou campeão paulista. Dois gols de Evair, um de Zinho e um de Edilson.
Até hoje, o dia 12 de junho significa algo especial para o clube alviverde. É o dia da paixão palmeirense. O dia que o Porco voltou a grunhir.