Totalmente gratuito onde você poderá adicionar: Empresas, Profissionais Liberais, Autônomos, Prestadores de Serviços, dentre outros.
Totalmente gratuito, onde você se cadastra com um e-mail e uma senha e faz seus anúncios.
Sistema de Leilão on Line para voce vender o que quiser, através de Leilão, ou por venda direta, você pode vender ou leiloar tudo que você tiver encalhado em sua casa ou no seu comércio.
Esta é de nossa propriedade onde vendemos produtos de procedência e com qualidade (você tem a garantia total do Portal Prudente. Você vai encontrar diversos produtos, inicialmente estamos disponibilizando livros de várias áreas, desde Enfermagem, Medicina, Culinária, Pedagógicos, Livros Infantis, Ficção, Informática, Auto-Ajuda, Literatura dentre outros. E brevemente estaremos disponibilizando mais produtos, todos com a garantia e atendimento do próprio www.PortalPrudente.com.br.
Lindas mensagens em PPS (Power Point) para você fazer o download para seu computador, ver e enviar pra quem você ama.
Temos milhares de Livros E-Books de autores famosos, onde você poderá fazer gratuitamente o download e ler tranquilamente em seu computador.
Você quer receitas culinárias? Temos também milhares, disponíveis pra você gratuitamente.
Onde você vai ouvir diversos generos musicais, principalmente músicas clássicas, Hinos da CCB, músicas Gospel, Tocatas, etc, envie o seu vídeo também.
Você gosta de Presidente Prudente? Que tal então ter um e-mail com 2 GB, com sala de bate-papo exclusivo, com uma Fantástica Agenda, e muito mais, e também com o nome de sua cidade nome@PortalPrudente.com.br, peça o seu agora.
Procurando emprego? Procurando empregados? Você cadastra seu currículo gratuitamente, as empresas cadastram suas vagas de empregos gratuitamente. É um fantástico serviço de utilidade pública.
Livraria virtual
Loja Country virtual
Loja: Produtos Aquarela
Loja: Produtos Juma
Mensagens PPS
Cidade da Criança
Conheça Prudente
Noticias da Marinha
Noticias
Telefones Úteis
Nossos Links
Apostilas
 

Portal Sorocaba
Portal Bauru
Portal Caruaru
Portal Avare
Portal Tobias Barreto
Portal Divinopolis
Portal Novo Horizonte

Portal Brasilia
Portal Campinas

Camboriu Shopping

Portal Cuiaba
Portal Marilia
Portal Porto Alegre
Portal Florianopolis
Portal Rondonopolis
Portal Venceslau
Curitiba Network

Ibitinga
Litoral Shopping
Shopping Navegantes
Praias-SC
Shopping Itajai
Tv Prudente
Cowboy Country
Livraria.Ibitinga
Portal Prudente

Livrolandia
Livraria SóLivros
Livraria Tonetto
PrudenLivros
Livraria Embaixodagua

Portal Jundiai

Loja virtual Tv Prudente
Portal America
Portal Aracaju
Portal Aracatuba
Portal Barretos
Portal Campo Grande-MS
Portal Fortaleza
Portal Franca
Portal Goiania
Portal Imoveis Rurais
Portal Jaguariuna
Portal Maceio

Portal Novo Horizonte
Portal O Laçador
Portal Ourinhos
Portal Piracicaba
Portal Quarto de Milha
Portal Ribeirão Preto
Portal Rio de Janeiro
Portal Santos
Portal das Selas
Portal Sinop
Portal da Soja
Portal Só-Laço

Portal Team Roping
Portal Tocantins

Portal Itapeva
Portal Apucarana
Portal Atibaia
Portal Bataguassu
Portal Arapongas

 
               

Presidente Prudente. Localizada no extremo oeste de São Paulo, a 550 Km da capital, Presidente Prudente é um importante centro regional, compreendendo uma populacao em torno de 220 mil habitantes. É considerada a sexta melhor cidade do Estado de São Paulo para se viver... Saiba Mais >>

Presidente Prudente SP

Presidente Prudente. Localizada no extremo oeste de São Paulo, a 550 Km da capital, Presidente Prudente é um importante centro regional, compreendendo uma populacao em torno de 220 mil habitantes.

É considerada a sexta melhor cidade do Estado de São Paulo para se viver. Dos 5.560 municípios brasileiros, ela ocupa a 29ª colocação no ranking das mais promissoras cidades para se construir uma carreira profissional.

Com rebanho bovino entre os maiores do país, cerca de 2,2 milhões de cabeças, Presidente Prudente é sede da região que é a maior exportadora de carne do Brasil. A cidade detém os títulos de Capital do Nelore Mocho e Capital do Quarto de Milha.


Mapa da Localização de Presidente Prudente no Estado de São Paulo.

História de Presidente Prudente SP

O Município de Presidente Prudente foi fundado em 14 de setembro de 1917, pelo Coronel Francisco de Paula Goulart. Depois de locada a estação foi marcada uma divisa com separação entre a fazenda e a cidade. Este traçado (hoje a Avenida Washington Luiz) ficou como base do arruamento futuro da nova Vila. Depois disto o Coronel Goulart deu ordem a seus homens para que, no dia seguinte iniciasse a derrubada da mata e fizesse uma roça de milho.

Enquanto o Coronel Goulart colonizava a área localizada à esquerda da Estrada de Ferro, no sentido de quem vem de São Paulo, o Coronel José Soares Marcondes cuidava da colonização da área à direita desta estrada. Estes dois homens foram os responsáveis pelo desenvolvimento da região e pelo crescimento do que é atualmente Presidente Prudente.

Os trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana, hoje FEPASA, chegaram a 19 de janeiro de 1919. Com eles, grande número de pessoas para as colonizações e o problema de escolas para as crianças.

O município de Presidente Prudente foi criado pela Lei Estadual n.º 1.798/21 de 28 de novembro de 1.921, sendo instalado em 27 de agosto de 1.923. A comarca foi criada em 8 de dezembro de 1922 pela lei n.º 1.887/22, desmembrando-se de Assis e sendo instalada em 13 de março de 1.923.

Na ocasião da criação do município, este tomou o nome da estação ferroviária, já batizada com o nome de Presidente Prudente, visto a importância relevante da estrada de ferro para o desenvolvimento do município e região.

A colonização da região foi feita inicialmente por migrantes vindos do sul de Minas Gerais, comandados por José Teodoro de Souza, mineiro de Pouso Alegre, atraídos pelas terras férteis do sudoeste Paulista e também porque o café era uma boa opção de trabalho no estado de São Paulo.

Com a expansão da Estrada de Ferro Sorocabana, uma importante forma de penetração e uma via de escoamento da produção cafeeira, a colonização tornou-se mais fácil e rápida. Ao longo da ferrovia multiplicaram-se os núcleos urbanos, dentre os quais Presidente Prudente cuja origem está ligada a dois coronéis, - os senhores Francisco de Paula Goulart e José Soares Marcondes.

A Região de Presidente Prudente atravessou distintas fases econômicas desde a extração da madeira, a criação de gado, passando pelo café (décadas de 20 e 30), do algodão (décadas de 30 e 40), da menta, do amendoim e novamente o predomínio do gado até os dias atuais.

A fase do café foi muito próspera na qual a região de Presidente Prudente e outras áreas do Estado puderam desfrutar de um crescimento econômico acentuado, proporcionados pelos lucros da monocultura cafeeira. A necessidade de grande quantidade de mão de obra fez com que a região de Presidente Prudente acabasse sendo povoada, a fim de, produzir o chamado "ouro verde" símbolo de riqueza e poder regional.

Com a decadência do café no Brasil e na região, nos fins da década de 1920 os preços do produto tornam-se pouco compensadores e seu cultivo deixa de ser atraente por auferir poucos lucros, ocorrendo outras atividades agrícolas em substituição a esta cultura.
Introduziu-se o algodão de fibra longa, que apresentava um mercado internacional com preços ascendentes, bem como a introdução da pecuária de corte na região, agora com ênfase comercial, diferentemente da época de colonização.

A fase do algodão prospera e declina, com o aparecimento da fibra sintética. Os solos já empobrecidos pelo café foram os que receberam o cultivo do algodão, não dando suporte para esta nova atividade agrícola. Instalavam-se então novas lavouras, como o amendoim.

A partir da década de 40 a atividade econômica que passa a ser predominante na região é a pecuária de corte que, trazida pelos desbravadores mineiros, encontra condições satisfatórias para desenvolver-se graças à tradição criatória destes colonizadores que utilizavam o gado como fornecedor de alimentos, bem como animais de tração, duas funções básicas para a sobrevivência dos colonizadores.

O município adquire independência político-administrativa rapidamente, impondo a sua presença no contexto regional, seja com a instalação de agências bancárias, dentre as quais o Banco do Brasil, dos armazéns do I.B.C. (Instituto Brasileiro do Café), com as serrarias, chegando a atingir um total de 19 em 1936, as máquinas de beneficiar o algodão ao longo das décadas de 40, 50 ou 60, ou com os primeiros frigoríficos (nas décadas de 50 e 60) até a implantação do Distrito Industrial o que acaba por conferir à cidade de Presidente Prudente a condição de principal centro regional.

O movimento comercial e de serviços ao longo dos anos além de ampliar-se, diversificou para atender as necessidades do crescimento constante da população e porque a cidade passava a ser um dos pontos de referência da região.

Cabe lembrar que Presidente Prudente ao longo de sua história conquistou o título de Capital Regional, visto que a cidade, graças a sua privilegiada localização geográfica, tornou-se ponto de passagem para aqueles que se dirigiam para o Paraná e Mato - Grosso e ponto de chegada para aqueles que se dirigiam para o Oeste Paulista, conferindo-lhe o direito de ser centro fornecedor e receptor de mercadorias, produtos e serviços. Atualmente a cidade é pólo comercial e prestador de serviços e considerada Capital do Oeste Paulista

VOLTAR

PORTAL PRUDENTE. portal@portalprudente.com.br.
Fone:(18)
3221.5109. Presidente Prudente - SP