topo
Menu
Contato
Menu Marinha
 
Conheça nossas Lojas Virtuais! estrela-2 Livraria estrela-2 Country estrela-2 Cosmeticos estrela-2
banner-loja
 
banner-marinha
marinha.portalprudente.com.br
 . EXPEDIÇÃO BANDEIRANTE. Chegada dos Desbravadores em Presidente Epitácio 

Após quase 1.000 km navegados e mais de 15 municípios visitados, chega ao seu destino final, no dia 22 de abril, na Estância Turística de Presidente Epitácio, a Expedição Bandeirante.  A atracação está prevista para as 17h, no cais da Prainha, após passar acompanhada por outras embarcações pela Orla Fluvial de Epitácio.

A chegada, na data em que o Brasil comemora 510 anos da chegada das embarcações de Pedro Álvares Cabral às nossas terras, marca também os 62 anos de presença da Marinha do Brasil no Oeste Paulista.

Durante a viagem da Expedição Bandeirante, foram realizadas coletas e análises das águas dos Rios Tietê e Paraná, em várias localidades, além de ter sido feito intercâmbio de informações e experiências sobre ecologia e história da região com as comunidades ribeirinhas.

 

Informações adicionais:

O Núcleo do Projeto Navega São Paulo, de Praia Grande, com apoio da Marinha do Brasil, está realizando a navegação a vela e a remo dos Rios Tietê e Paraná na “Expedição Bandeirante”.

A expedição, que é composta por militares da Capitania dos Portos e por professores e alunos (maiores de 18 anos) do Projeto Navega São Paulo (núcleo Praia Grande - criado em 2003), utiliza uma escaler, embarcação que é tradicionalmente utilizada para instrução e formação marinheira nos diversos estabelecimentos de ensino da Marinha do Brasil, e um caiaque. A partida ocorreu na cidade de Porto Feliz, no Rio Tietê, dia 06 de abril de 2010.

Durante o percurso, os 15 municípios visitados estão enviando representantes para irem sendo incorporados à tripulação, na forma de revezamento (o representante do município visitado embarca, rendendo o representante que embarcou no município anterior).

Ao todo serão percorridos 980 quilômetros (530 milhas náuticas), seguindo os mesmos moldes de velejar dos históricos Bandeirantes, desbravadores dos sertões, ajudando a divulgar a importância econômica e estratégica da hidrovia Tietê-Paraná.

 

A embarcação: o “Escaler” é uma embarcação sem cabine, cujas dimensões são: comprimento 27 pés (8,25 metros), altura do mastro 8 metros calado de

1,8 metros; deslocamento de uma tonelada; e navega a remo ou a vela. O barco “Bandeirante”, empregado nessa expedição, pertence à Capitania dos Portos de São Paulo, subordinada ao Comando do 8° Distrito Naval, que possui jurisdição sobre toda a área a ser navegada.

Apoio: participa também da expedição um caiaque “Alaska” que acompanha o escaler, efetuando o levantamento das alturas das pontes, e demais obstáculos a serem transpostos no percurso, bem como dos trechos mais assoreados para a passagem do escaler, verificando as melhores opções de navegabilidade. Esse caiaque é conduzido por José Carlos Souza, da equipe “Turma do Remo”, que mantém parceria com o “Navega São Paulo”. A cobertura será efetuada por meio do site www.mataatlantica.tv.br, e pela Turma do remo: www.turmadoremo.com.br. Os registros no diário de navegação dessa viagem estarão a cargo de José Carlos Souza, que os passará diariamente aos sites mencionados. 

 
Notícia postada em 27/04/2010 

Comemorações do Sexagenário da Marinha no Oeste Paulista.

Dando continuidade às comemorações do Sexagenário da Marinha no Oeste Paulista, a Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio, realizará um Baile, no dia 05 de julho de 2008, às 2200h, com a Banda Jet-Boys, na casa de shows “Tribo Show House” em Presidente Epitácio.

Portal Prudente

EGITO - GRÉCIA - ROMA

imagem


Do Trovadorismo ao Simbolismo

vest-liter

Concursos Públicos:
Bizu Comentado

livros2


Fatos e Operações (6 anos)

imagem

Concursos Públicos:
Bizu Comentado

Enfermagem

imagem