topo
Menu
Contato
Menu Marinha
 
Conheça nossas Lojas Virtuais! estrela-2 Livraria estrela-2 Country estrela-2 Cosmeticos estrela-2
banner-loja
 
banner-marinha
marinha.portalprudente.com.br
 . 20º aniversário de elevação de categoria da Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio 

MARINHA DO BRASIL

DELEGACIA FLUVIAL DE PRESIDENTE EPITáCIO


Presidente Epitácio, 20 de fevereiro de 2009.

20º aniversário de elevação de categoria da Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio

 

Inicialmente a Marinha tinha apenas alguns representantes em Presidente Epitácio. Dada a localização geográfica desta cidade e seu ponto estratégico, em 1946 a Marinha instala a Capatazia da Capitania dos Portos do Rio Paraná. Seu funcionamento se deu até 14 de outubro de 1948, quando foi criada a Agência da Capitania dos Portos do Rio Paraná, subordinada a Santos. Em 23 de fevereiro de 1989, através da portaria 130, a Agencia foi elevada à categoria de Delegacia.

Como parte das comemorações pelo 20º aniversário de sua elevação à categoria de Delegacia, realizar-se-á na Igreja Matriz de São Pedro, em Presidente Epitácio, com a presença de autoridades militares, civis, família naval e demais convidados, missa no dia 27 de fevereiro, sexta-feira, às 20h.


Transunto do texto da Ordem do Dia nº 1/2009, de 20 de fevereiro de 2009, do Delegado Fluvial de Presidente Epitácio, Capitão-deCorveta (T) Mário Roberto de Souza Lima:

A Marinha do Brasil faz-se presente no Oeste Paulista há 60 anos, desde quando a então Capatazia da Capitania dos Portos do Rio Paraná transformou-se em Agência da mesma, em outubro de 1948, subordinada à Capitania de Santos. Por meio da Portaria Ministerial nº 130, de 23 de fevereiro de 1989, a antiga Agência foi elevada à categoria de Delegacia, passando à subordinação da Capitania Fluvial do Tietê-Paraná em dezembro de 1994, compondo uma das quatro OM do SSTA da área de jurisdição do 8º Distrito Naval.

A Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio completa, pois, no dia 23 de fevereiro, vinte anos de elevação de categoria.

Em duas décadas de profícua atuação, os integrantes e ex-integrantes desta Delegacia cumpriram com grande garbo e notável dedicação a missão desta OM que responde por 134 municípios. O legado de conquistas dos que nos antecederam, fazendo desta organização um farol de competência e de admiração; aliado aos desafios que o futuro nos aponta, em face das demandas advindas do uso dos recursos hídricos para o constante crescimento social e econômico das regiões, servem-nos de estímulo para que mantenhamos acesa a chama de um trabalho honesto, profissional e inquebrantável, no qual executamos com orgulho e abnegação a orientação e o controle das atividades relativas a Marinha Mercante e organizações correlatas em prol da salvaguarda da vida humana nos rios, da segurança da navegação e da prevenção da poluição hídrica por embarcações.

Ao longo do último ano, foram muitas as realizações: 71 diligências de Inspeção Naval; 339 novos Aquaviários formados, 25 componentes da Polícia Militar do Estado de São Paulo habilitados a conduzir Embarcações de Estado; 1.521 embarcações inscritas e/ou recadastradas; 2.500 novos Amadores habilitados; 13 turmas nos Cursos de Formação de Aquaviários e, ainda, a coordenação de 6 Eventos SAR do SALVAMAR SUESTE.

 Motivados continuamente pelo dever de ajudar a construir um país melhor, apoiamos as atividades da SOAMAR; realizamos exposições, desfile cívico-militar, ampliamos as parcerias com as Prefeituras nas ações de recuperações das instalações de escolas, trabalhamos na Operação Cisne Branco, nas Regatas Fluviais, na soltura de alevinos nos rios Paraná e Paranapanema e na coleta de lixo nas águas da jurisdição.

Ainda no que concerne à atuação social, implantamos o Projeto Mar de Verde, com replantio de mudas da Mata Atlântica, ato elogiado e reconhecido pelo recebimento do Certificado Carbono Zero, que nos foi entregue pela Organização de Pesquisa e Educação Ambiental “Tudo Verde”.

A tudo isso devem ser somadas as assistências ativas à Família Naval, com o início da 2ª fase de construção da Vila Naval, com mais 15 casas a serem levantadas, e a consagrada parceria com a Prefeitura de Presidente Epitácio nos Projetos Grumete Mirim e Navega São Paulo.

Parabéns, Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio! Bravo Zulu!

"A MARINHA DO BRASIL NO OESTE PAULISTA: TRABALHANDO POR RIOS SEGUROS".

 
Notícia postada em 26/02/2009 

Comemorações do Sexagenário da Marinha no Oeste Paulista.

Dando continuidade às comemorações do Sexagenário da Marinha no Oeste Paulista, a Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio, realizará um Baile, no dia 05 de julho de 2008, às 2200h, com a Banda Jet-Boys, na casa de shows “Tribo Show House” em Presidente Epitácio.

Portal Prudente

EGITO - GRÉCIA - ROMA

imagem


Do Trovadorismo ao Simbolismo

vest-liter

Concursos Públicos:
Bizu Comentado

livros2


Fatos e Operações (6 anos)

imagem

Concursos Públicos:
Bizu Comentado

Enfermagem

imagem